Pular para o conteúdo principal

Bolsa de Pesquisa 

Urbanismo e Direito à Cidade 

Orientação: Ana Fernandes 


08 vagas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Geografia e Ciências Sociais 

Bolsa: R$ 400,00 (quatrocentos reais), 20h semanais. 

A PESQUISA: Estruturada em dois eixos de pesquisa, Eixo 1 – História do Urbanismo e Eixo 2 – Urbanismo Contemporâneo, os quais, embora apresentem abordagens temporais e metodológicas distintas, situam-se no mesmo campo temático. Esse campo, aqui definido como Urbanismo e Direito à Cidade, vasto nas possibilidades de tratamento, envolve a discussão sobre a cidade, formas de produção e reprodução social e também sobre o urbanismo enquanto disciplina que trata do planejamento e ação sobre a cidade, constituídos enquanto relações de poder e exercício da política. Maiores informações sobre a Pesquisa acesse www.lugarcomum.ufba.br

RESUMOS E PRÉ-REQUISITOS (POR VAGA): 

Eixo I – História do Urbanismo 

VAGAS 01 e 02 - Urbanismo e Desenvolvimento. A experiência baiana na República Nova 
Tutora: Ana Fernandes 

O departamento central de municipalidades na Bahia (1934-1945) 
O sub-projeto busca estabelecer as principais características, atividades, modos de operação e personagens e agentes do Departamento Central de Municipalidades, em seu período de existência concreta(a partir de 1938, com corte temporal em 1945) e em suas formulações primeiras (entre 1934 e 1938). Esse departamento desempenhou papel imprescindível na condução e controle da política urbana da Bahia no período. 

Planos para cidades baianas (1930- 1945) 
O sub-projeto busca identificar planos que tenham sido elaborados para cidades baianas no período, bem como estabelecer suas principais características, diretrizes e instrumentos legais. Também é importante identificar os profissionais envolvidos com a elaboração do plano e suas trajetórias profissionais. 

Pré-requisitos para a vaga: ser estudante do curso de AU; ter iniciativa, responsabilidade e compromisso com o trabalho a ser desenvolvido; preferencialmente já ter cursado história da cidade e do urbanismo; ter interesse no campo da história do urbanismo; ter aptidão para trabalho em arquivo histórico. 

Eixo II – Urbanismo Contemporâneo 

VAGAS 03 e 04 - Disputa internacional de ideias sobre a cidade e o urbanismo 
Tutora: Liana Viveiros 

Atuação da UN-Habitat e as Diretrizes e Metas aplicáveis ao Brasil 
Este subprojeto trata da circulação internacional de ideias sobre a cidade e o urbanismo e se propõe a investigar relações e processos de produção de hegemonia e contra-hegemonia nesse campo, a partir da atuação de agências e agentes que operam a política urbana no plano internacional. Considerando que uma das principais agências com este perfil é a Organização das Nações Unidas (ONU) por meio da sua agência UN-Habitat são objetivos do estudante de graduação, com o desenvolvimento do plano de trabalho conhecer a estrutura, linhas e formas de atuação da agência e verificar a incorporação de diretrizes da política urbana brasileira. 

Os Programas da UN-Habitat desenvolvidos no Brasil 
No desenvolvimento do plano de trabalho serão estudados os programas operados pela com aplicação no Brasil, verificando-se a correspondência nas diretrizes, escopos e formas de operacionalização dos programas do Ministério das Cidades. Caberá ao estudante no desenvolvimento da pesquisa identificar correlações ou eventualmente aspectos dissonantes entre as diretrizes programáticas da UN-Habitat e os programas do governo brasileiro relacionados à política urbana. 

Pré-requisitos para a vaga: Ser estudante de graduação em arquitetura e urbanismo e ter concluído o 4º semestre; ter interesse no campo do urbanismo; capacidade de organização e síntese; habilidades em programas como: AutoCAD, Gis, Excel e Word; Inglês básico (leitura). 

VAGA 05 – Plano de bairro e cidadania em Salvador 
Tutora: Thais Rebouças 

O Plano de Bairro, como instrumento de planejamento urbano em escala local, tem se apresentado como importante processo de exercício e aprendizado da cidadania, na medida em que se aproxima do cotidiano e dos conflitos nele gerados, possibilitando o seu enfrentamento. A análise desses processos em Salvador passa pelo estudo de caso dos planos de bairro já elaborados e em elaboração na cidade, quais sejam, Vila Verde, Nova Constituinte, São Marcos, Mussurunga e Saramandaia, e o Plano de Bairro do 2 de Julho. Nesse sentido, faz-se importante analisar os processos participativos de elaboração dos Planos de Bairro de Salvador, além de identificar no processo de elaboração dos Planos de Bairro os elementos que caracterizem o exercício e o aprendizado da cidadania nos indivíduos envolvidos no processo. 

Pré-requisitos para a vaga: ser estudante dos cursos de Arquitetura e Urbanismo ou de Ciências Sociais da UFBA, ter habilidades com tratamento de dados e gráficos e ter experiência em pesquisa bibliográfica e documental. 

VAGA 06 - Situação dos trabalhadores de rua: Bairro Dois de Julho e Avenida Sete de Setembro 
Tutora: Laila Bouças 

A nova política de ordenamento do espaço público na cidade de Salvador tem colocado em evidência a figura do trabalhador de rua, também conhecido como camelô. As atividades dos trabalhadores de rua estão marcadamente presentes no cotidiano da sociedade soteropolitana e interferem diretamente no uso da rua enquanto espaço público. A proposta de ordenamento da prefeitura que prevê a remoção de camelôs das principais vias da Avenida Sete, por exemplo, contemplará apenas parte destes. Analisar a configuração do trabalho exercido na rua e o rebatimento dessa atividade no espaço de que se ocupa ajudará a entender uma das formas como a economia se expressa no espaço, relacionando o direito à cidade ao direito ao trabalho. Nesse sentido, caberá ao estudante realizar pesquisa bibliográfica e documental sobre trabalhadores de rua, com aprofundamento nos que estão localizados no Bairro Dois de Julho e Avenida Sete de Setembro, bem como sistematizar as informações primárias e secundárias relacionadas aos trabalhadores de rua das referidas localidades. 

Pré-requisitos para a vaga: ser estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo ou de Geografia, cursar a partir do 4º semestre, ter habilidades com elaboração de mapas, tratamento de dados e gráficos e experiência em pesquisa bibliográfica e documental. 

VAGA 07 - A relação entre escala local e a escala urbana-metropolitana nos Planos de Bairros 
Tutora: Laila Mourad 

A relação entre escala local e a escala urbana-metropolitana nos Planos de Bairros coloca-se como desdobramento da pesquisa “Bairros na metrópole: uma escala de política, de direito e de experiência”, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo. Esta pesquisa concebida e também coordenada por Ana Maria Fernandes busca analisar e compreender como a escala do bairro vem sendo problematizada no processo de construção e de ampliação do direito à cidade nas metrópoles brasileiras, buscando identificar qual o lugar que ela ocupa no conjunto de formulações do planejamento para a construção da cidade brasileira. O objetivo é investigar como foi pensada a relação entre escala local e a escala urbana-metropolitana nos Planos de Bairros desenvolvidos em Salvador e em São Paulo. Trata-se de um esforço de articulação entre as preocupações presentes naquela pesquisa com respeito à relação entre a escala metropolitana e a escala local, com a pesquisa proposta sobre Direito à Cidade e Planos de Bairro. 

Pré-requisitos para a vaga: Ser estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo, ter habilidades em programas de expressão gráfica, e de experiência em pesquisa bibliográfica e documental. 

VAGA 08 - Plataforma: características urbanas e urbanísticas como subsídio para a elaboração de um Plano de Bairro 
Tutora: Ana Gabriela Soriano 

O presente Plano de Trabalho tem por objetivo a realização da primeira etapa para a elaboração do Plano de Bairro para Plataforma a partir das caracterizações urbanas e urbanísticas da localidade. Para tanto, será iniciada uma pesquisa a partir de levantamentos acerca dos aspectos históricos, sociais, econômicos, políticos, culturais e urbanos que servirão de subsídio para a elaboração do Plano de Bairro. Nesta perspectiva, o estudante terá como principais objetivos e resultados a serem alcançados: executar uma revisão bibliográfica existente sobre o tema a partir das experiências realizadas de Planos de Bairros, sistematizando as informações e participando de discussões sobre conceitos, metodologias e referenciais teóricos a serem utilizados; fazer um levantamento de dados junto a órgãos públicos, arquivos particulares, grupos de pesquisa e pesquisadores, entre outros, com o intuito de produzir um arcabouço de informações acerca do bairro; sistematizar as informações levantadas através de textos, quadros, tabelas, gráficos; produzir plantas, mapas temáticos e registros fotográficos para serem trabalhados e utilizados de base no processo de elaboração do Plano de Bairro. 

Pré-requisitos para a vaga: ser estudante de arquitetura e urbanismo preferencialmente a partir do 4º semestre; ter iniciativa e compromisso com o trabalho; ter capacidade de organização e síntese; ter habilidade na manipulação de softwares como: AutoCAD, CorelDRAW, Photoshop e programas correlacionados. 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

PROCESSO DE SELEÇÃO: Análise de Currículo, Histórico Escolar, Carta de Intenção (expectativas e em que pode contribuir com a pesquisa) e entrevista. No envio da inscrição, o estudante deverá indicar a vaga para a qual deseja se inscrever. 

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 12.05.2014 a 16.05.2014 
Enviar Currículo, Histórico Escolar e Carta de Intenção (a carta com, no máximo, 2 parágrafos) para: lugarcomum.ufba@gmail.com 

DIVULGAÇÃO DOS PRÉ SELECIONADOS: 18.05.2014, às 12h00min 

ENTREVISTAS: 19.05.2014 (a partir de 9h) 

Para a entrevista, levar trabalhos/estudos teóricos e práticos mais relevantes desenvolvidos. Local: Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo na Faculdade de Arquitetura da UFBA. Rua Caetano Moura, 121, Federação.