Pular para o conteúdo principal

Seleção de Bolsista (até 23/07/2014)

BOLSA DE EXTENSÃO

PLANO DE BAIRRO DOIS DE JULHO

CURSOS:
Arquitetura e Urbanismo ou Geografia – UFBA (01 vaga)

BOLSA: R$ 400,00 (quatrocentos reais), 20h semanais.

ATIVIDADE: No âmbito do Grupo de Pesquisa Lugar Comum (PPGAU/FAUFBA), colaborar e apoiar atividades destinadas à construção coletiva de diretrizes para o pleno desenvolvimento do Bairro 2 de Julho em seus aspectos social, urbanístico, ambiental, cultural, econômico e político, em atividades de levantamento e sistematização dos conhecimentos acerca do bairro, de fortalecimento político e capacitação técnica dos agentes envolvidos.

RESUMO DO PROJETO: descrição abaixo.

PRÉ-REQUISITOS: cursar a partir do 3º semestre; ter interesse pelo tema; experiências em análise espacial e programas para construção de mapas (Autocad, Corel, ArcGis, etc.).

PROCESSO DE SELEÇÃO: Análise de currículo, carta de intenção e entrevista.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO DOS INTERESSADOS:
16.07.2014 a 23.07.2014
Enviar currículo e carta de intenção (a carta com, no máximo, 02 parágrafos) para:  plano2dejulho@gmail.com

DIVULGAÇÃO DOS PRÉ-SELECIONADOS: 24.07.2014, às 12h00min

ENTREVISTAS: 25.07.2014
Para a entrevista, importante levar mapas e outros trabalhos já elaborados como referência.
Local: Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo na Faculdade de Arquitetura da UFBA. Rua Caetano Moura, nº 121, Federação.


PLANO DE BAIRRO DOIS DE JULHO

RESUMO DO PROJETO

Trata-se de elaborar um Plano de Bairro para o 2 de Julho, situado em Salvador, Bahia, bairro marcado por relevantes atributos simbólicos e histórico culturais do Centro Antigo de Salvador e da Baía de Todos os Santos. Recentemente, evidencia-se no bairro uma sobreposição e articulação de projetos operados pela prefeitura, governo do estado e iniciativa privada, no bojo de uma concepção de urbanismo corporativo, expressa em práticas de renovação que colocam a lógica empresarial e o desenvolvimento do mercado imobiliário como definidor deste espaço urbano.

Em contraposição a esse processo, diversos grupos sociais, moradores e usuários do Bairro 2 de Julho engendraram ações coletivas, lutando pelo atendimento de suas demandas. Assim, esta proposta visa a elaboração, junto aos movimentos organizados, de um Plano de Bairro Participativo para o 2 de Julho, possibilitando a sistematização e ampliação dos conhecimentos acerca do bairro, o fortalecimento político e a capacitação técnica dos agentes públicos, das organizações e movimentos sociais, artísticas e culturais com atuação no bairro e a construção coletiva de diretrizes para o pleno desenvolvimento do bairro, em seus aspectos urbanístico, social, cultural, econômico e político.

Espaços públicos, diversidade social, infra-estrutura técnica, social e ambiental, moradia adequada, acessibilidade e mobilidade, integração com a vida da cidade são elementos que certamente serão tensionados propositivamente ao longo desse processo. A elaboração do Plano do Bairro Dois de Julho amplia a ação universitária de extensão em sua indissociabilidade com o ensino e a pesquisa, problematizando, no campo do Planejamento Urbano, questões estratégicas da urbanização contemporânea.

Palavras-Chave:
Plano de Bairro, participação social, movimentos sociais, direito à cidade.