Pular para o conteúdo principal

Seleção de Bolsista (até 27/08/2014)

BOLSA DE EXTENSÃO  


PLANO DE BAIRRO DOIS DE JULHO

Orientadora: Profª. Ana Fernandes


RESUMO DO PROJETO


Trata-se de elaborar um Plano de Bairro para o 2 de Julho, situado em Salvador, Bahia, bairro marcado por relevantes atributos simbólicos e histórico culturais do Centro Antigo de Salvador e da Baía de Todos os Santos. Recentemente, evidencia-se no bairro uma sobreposição e articulação de projetos operados pela prefeitura, governo do estado e iniciativa privada, no bojo de uma concepção de urbanismo corporativo, expressa em práticas de renovação que colocam a lógica empresarial e o desenvolvimento do mercado imobiliário como definidor deste espaço urbano.

Em contraposição a esse processo, diversos grupos sociais, moradores e usuários do Bairro 2 de Julho engendraram ações coletivas, lutando pelo atendimento de suas demandas. Assim, esta proposta visa a elaboração, junto aos movimentos organizados, de um Plano de Bairro Participativo para o 2 de Julho, possibilitando a sistematização e ampliação dos conhecimentos acerca do bairro, o fortalecimento político e a capacitação técnica dos agentes públicos, das organizações e movimentos sociais, artísticas e culturais com atuação no bairro e a construção coletiva de diretrizes para o pleno desenvolvimento do bairro, em seus aspectos urbanístico, social, cultural, econômico e político.

Espaços públicos, diversidade social, infra-estrutura técnica, social e ambiental, moradia adequada, acessibilidade e mobilidade, integração com a vida da cidade são elementos que certamente serão tensionados propositivamente ao longo desse processo. A elaboração do Plano do Bairro Dois de Julho amplia a ação universitária de extensão em sua indissociabilidade com o ensino e a pesquisa, problematizando, no campo do Planejamento Urbano, questões estratégicas da urbanização contemporânea.

Palavras-Chave: Plano de Bairro, participação social, movimentos sociais, direito à cidade.



CURSOS: Arquitetura, Design e Cursos da Área de Humanas UFBA – 02 vagas

BOLSA: R$ 400,00 (quatrocentos reais), 20h semanais.

PRÉ-REQUISITOS (POR VAGA): 


VAGA 01 – Estudante de arquitetura, comunicação ou design: Cursar a partir do 3º semestre; ter interesse pelo tema; experiências em programas de diagramação e edição (Corel Draw, Ilustrator, Photoshop...) e elaboração de estratégias de comunicação. 

VAGA 02 – Estudante de qualquer curso da área de humanas ou arquitetura: ter interesse pelo tema, iniciativa e compromisso com o trabalho; capacidade de organização e síntese; cursar a partir do 3º semestre; habilidade em Word, Excel e programas de compartilhamento de rede e ter experiência em atividades de organização e sistematização de dados. 



PROCESSO DE SELEÇÃO: Análise de Currículo, Carta de Intenção (expectativas e em que pode contribuir com a pesquisa) e entrevista. No envio da inscrição, no assunto do e-mail, o estudante deverá indicar a vaga para a qual deseja se inscrever.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO DOS INTERESSADOS:  12.08.2014 a 27.08.2014
Enviar currículo e carta de intenção (a carta com, no máximo, 02 parágrafos) para: plano2dejulho@gmail.com

DIVULGAÇÃO DOS PRÉ-SELECIONADOS: 28.08.2014, às 12h00min

ENTREVISTAS: 29.08.2014 (a partir de 9h)
Para a entrevista, levar trabalhos/estudos teóricos e práticos mais relevantes desenvolvidos. Local: Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo na Faculdade de Arquitetura da UFBA. Rua Caetano Moura, 121, Federação.