Pular para o conteúdo principal

Mini-curso: Ofícios e Saberes tradicionais dos Mestres Artífices da Ladeira da Conceição (Centro Histórico de Salvador / BA)

Acontecerá de 30/11 a 02/12, nas oficinas dos arcos da Ladeira da Conceição da Praia - Centro Histórico de Salvador, o minicurso "Ofícios e Saberes tradicionais dos Mestres Artífices da Ladeira da Conceição". Organizado pelos Mestres Artífices da Ladeira da Conceição, Grupo de Pesquisa Lugar Comum e IDEAS, Assessoria Popular, este minicurso será ministrado pelos mestres artífices em 3 dias:

30 nov, qui: 17h-19h: Apresentação do minicurso e contextualização acerca da presença histórica dos artífices no centro da cidade + mostra de vídeo + debate.
01 dez, sex: 9h - 12h: Atividades práticas 01 nos ofícios do ferro, mármore, serralheria e mecânica
02 dez, sáb: 9h - 12h: Atividades práticas 02 nos ofícios do ferro, mármore, serralheria e mecânica + encerramento

O curso visa construir um movimento de aproximação do público em geral, desse espaço de resistência, no qual as práticas laborais se realizam de forma contínua, em um território contíguo no centro de Salvador. Uma das ladeiras mais antigas da cidade, a construção da Ladeira da Conceição da Praia data de 1550 pelo “homem de cor” Jorge Dias (CARNEIRO, 1960). Antes mesmo da construção dos arcos, no século XIX, a Ladeira já era referência na cidade pela presença de ourives, alfaiates e outros artesãos (SANTOS, 1959). Durante muito tempo foi uma das mais importantes portas de acesso de pessoas e mercadorias entre a cidade baixa e a cidade alta que, ao longo de séculos, caracterizou-se pela forte presença de trabalhadores negros. No final do século XIX, a construção da Ladeira da Montanha abriu espaço para que os vãos dos seus arcos de sustentação fossem ocupados por oficinas. Os mestres que hoje exercem seus ofícios na Ladeira, são guardiões dessa história, das transformações da cidade e dos saberes que foram transmitidos pela proximidade, no cotidiano, na relação mestre-aprendiz. No mini-curso, os participantes terão a oportunidade de acessar um pouco do universo peculiar das oficinas e dos ricos ensinamentos transmitidos por cada mestre. Trabalho, tradição, luta, memória e resistência são dimensões que compõem histórica e afetivamente o território da Ladeira da Conceição.

*As inscrições deverão ser feitas até o dia 26 de novembro, através do email: oficiosnegros.ssa@gmail.com

** Os alunos que acompanharem todos os três dias de atividade receberão certificado.

*** Programação sujeita a alteração.

Data: 30 nov - 02 dez 2017
Local: Oficinas dos arcos da Ladeira da Conceição da Praia