Pular para o conteúdo principal

INSCRIÇÕES: ACCS COMB49 - AUDIOVISUAL E DIREITO À CIDADE 2018.1

Universidade Federal da Bahia - UFBA
Faculdade de Comunicação e Faculdade de Arquitetura
Prof. Marcos Oliveira de Carvalho; Gabriela Leandro Pereira  e Leonardo Abreu Reis

Chamada para as/os interessadas/os em participar da ACCS COMB49 - AUDIOVISUAL E DIREITO À CIDADE

A Ação Curricular em Comunidade e em Sociedade - ACCS “Audiovisual e direito à cidade” vem sendo realizada desde 2017 e propõe uma formação inicial dos alunos na realização audiovisual em contextos que envolvem movimentos organizados da sociedade civil, e relativos a temas do direito à cidade e processos coletivos urbanos. Através de uma introdução aos princípios básicos da realização audiovisual, e em meio ao reconhecimento de agentes sociais e disputas no espaço urbano, os alunos serão desafiados a produzirem narrativas audiovisuais com os integrantes do movimentos sociais em seus locais de atuação.

No semestre 2018.1, essas narrativas serão produzidas paralelamente à realização do intercâmbio entre o Grupo de Pesquisa Lugar Comum, do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia e o Mestrado em Prática do Desenvolvimento Social, The Bartlett Development Planning Unit (DPU) da University College London (Inglaterra), em torno do projeto ​Política, Democracia e Direito à Cidade. Nesta edição do intercâmbio os movimentos sociais de Salvador envolvidos serão: Acervo da Laje, Associação de Moradores e Amigos do Centro Histórico, Associação Amigos de Gegê dos Moradores da Gamboa de Baixo, Ocupação Luisa Mahin, Nordeste de Amaralina, Movimento Sem-Teto da Bahia, e o Grupo Cultural Arte Consciente do bairro de Saramandaia.

As atividades serão ordenadas em 3 grandes blocos de desenvolvimento. O primeiro bloco será dedicado às primeiras aproximações e primeiras construções reflexivas e conceituais; o segundo consiste em atividades práticas de desenvolvimento das narrativas audiovisuais; e o terceiro, atividades de pós-produção dos conteúdos audiovisuais realizados, apresentação e exibição das produções.

Para além de propiciar a formação e habilitação nas diferentes áreas de conhecimento e atuação, visando ao exercício de atividades profissionais e à participação no desenvolvimento da comunidade e sociedade, a proposta também busca aproximar diferentes campos de conhecimento, quais sejam, arquitetura, urbanismo, planejamento urbano, comunicação, jornalismo, cinema e audiovisual, entendendo que o que se pode produzir a partir da partilha de conhecimentos específicos intercambiados e construídos no campo das lutas sociais pode ser extremamente potente na disputa pela cidade.

Os encontros da ACCS acontecerão semanalmente as sextas-feiras no turno matutino, exceto entre os dias 30/4 e 11/5 com mais intensidade e horários flexíveis a combinar.

Poderão participar a princípio discentes dos cursos de: Arquitetura, Comunicação, Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades.

Os interessados devem enviar email para: comb49.ufba@gmail.com