Pular para o conteúdo principal

SELEÇÃO DE 2 BOLSISTAS - PROJETO “TERRITÓRIOS POPULARES: REESTRUTURAÇÃO TERRITORIAL, DESIGUALDADES E RESISTÊNCIAS NAS METRÓPOLES BRASILEIRAS”

PROJETO “TERRITÓRIOS POPULARES: REESTRUTURAÇÃO TERRITORIAL, DESIGUALDADES E RESISTÊNCIAS NAS METRÓPOLES BRASILEIRAS”

RESPONSÁVEIS: Profa. Ana Fernandes, Profa. Ângela Franco, Profa. Gabriela Leandro Pereira, Profa. Glória Cecília Figueiredo, Doutorando Daniel Caribé.

VALOR DA BOLSA: R$ 424,97 (quatro centos e vinte e quatro reais e noventa e sete centavos)[1], 12h semanais.

A PESQUISA
O Projeto “Territórios populares: Reestruturação territorial, desigualdades e resistências nas metrópoles brasileiras” busca compreender as formas de desigualdade socioterritorial em metrópoles brasileiras, engendradas por processos de reestruturação territorial em curso, que incidem tanto em áreas periféricas, como em áreas centrais, provocando deslocamentos de populações, alterações de modos de vida e formas de sobrevivência. Esse Projeto de Pesquisa se desenvolve em rede, envolvendo diferentes universidades e pesquisadores do país, sendo coordenado pelo Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade (LAICIDADE) da USP e do qual o Grupo de Pesquisa Lugar Comum Faculdade de Arquitetura da UFBA participa com uma equipe local em Salvador.

PLANO DE TRABALHO “(DES) CONSTRUÇÃO DE COMUNS: O SISTEMA METROVIÁRIO DE SALVADOR / LAURO DE FREITAS”

PERFIL DO(A) BOLSISTA: Estudante de graduação da UFBA do curso de Arquitetura e Urbanismo ou de cursos afins à pesquisa, a partir do 5º semestre. Desempenho acadêmico igual ou maior do que 5,0 (cinco). Não ter reprovação nos dois últimos semestres do curso em disciplinas com programas / temas relacionados às atividades da Pesquisa. Desejável conhecimentos em Autocad, Ilustrator, Sketchup ou afins. Interesse pelo trabalho coletivo e por temas relativos ao Direito à Cidade.

ATIVIDADES: a) Levantamento de informações e referencial sobre a PPP do Metrô, agentes e conflitos relacionados; b) Identificação e localização de áreas de vulnerabilidade social e urbanística nos trajetos e adjacências da rede metroviária; c) Identificação do patrimônio público e privado ocioso ao longo dos trajetos; d) Análise partilhada com os moradores sobre a (des) construção de comuns a partir do sistema metroviário e sobre possibilidades de PPPs – parcerias público populares.

PLANO DE TRABALHO “REESTRUTURAÇÃO DE TERRITÓRIOS POPULARES DO CENTRO TRADICIONAL DE SALVADOR”

PERFIL DO(A) BOLSISTA: Estudante de graduação da UFBA do curso de Arquitetura e Urbanismo, do curso de Geografia, ou de cursos afins à pesquisa, a partir do 5º semestre. Desempenho acadêmico igual ou maior do que 5,0 (cinco). Não ter reprovação nos dois últimos semestres do curso em disciplinas com programas / temas relacionados às atividades da Pesquisa. Desejável conhecimentos em QGIS ou ARCGIS, além de programa de edição de imagens. Interesse pelo trabalho coletivo e por temas relativos ao Direito à Cidade.

ATIVIDADES: a) (re)conhecimento dos diferentes agentes atuantes no Centro de Salvador, de suas ações, práticas, demandas, interesses e conflitos; b) Caracterização e análise crítica da produção formalizada de ambiente construído, a partir das informações dos alvarás de construção licenciados pela Prefeitura a partir de 2001; c) Identificação, (re)conhecimento e caracterização de territórios populares, ocupações informalizadas, práticas e formas de apropriações espaciais orientadas por lógicas desviantes de sentidos institucionalizados; d) Entrevistas com os diferentes agentes identificados, tendo em vista a compreensão de suas lógicas de produção da cidade; e) A aproximação e diálogo com os agentes e habitantes dos territórios populares por meio das atividades de leitura coletiva territorial; f) Análise dos desdobramentos da Operação Urbana Consorciada do Centro, prevista no atual Plano Diretor de Salvador; g) Análise do quadro atual de políticas, programas, instrumentos de planejamento e projetos urbanos incidentes nessa área; h) Elaboração de gráficos, cartografias, mapas e textos sínteses.

ATIVIDADES COMUNS À TODO(A)S O(A)S BOLSISTAS
a) Participar do processo regular de formação teórica, a partir da leitura e debate em torno das referências bibliográficas a serem adotadas na pesquisa, em suas reuniões e atividades regulares do Grupo de Pesquisa Lugar Comum; b) Sintetizar os resultados da pesquisa nos seus relatórios parciais e finais, bem como em  artigos a serem elaborados em coautoria pelas orientadoras e os bolsistas e apresentados coletivamente em congressos ou eventos afins.


PERÍODO DE VIGÊNCIA DAS BOLSAS: 12 meses, a partir do início da implementação das mesmas.

PROCESSO DE SELEÇÃO: Análise de Currículo, Histórico Escolar, Carta de Intenção (descrever sobre expectativas e em que pode contribuir com a pesquisa) e entrevista.

INSCRIÇÃO DOS INTERESSADOS:
Até o dia 07.06.2018
Enviar Currículo, Histórico Escolar e Carta de Intenção (a carta com, no máximo, 2 parágrafos) para o seguinte email:
lugarcomum.ufba@gmail.com
ENTREVISTAS:
08.06.2018 (14:30 às 16h)
Local: Faculdade de Arquitetura da UFBA, na Sala do Grupo de Pesquisa Lugar Comum, na Casinha. No dia da entrevista, cada candidato(a) deve apresentar portfólio com pelo menos 3 dos trabalhos que considera mais importantes (de disciplinas do curso de formação, estágio ou profissionais)
DIVULGAÇÃO DOS SELECIONADOS:
Até 11.06.2018, no site do Lugar Comum (http://www.lugarcomum.ufba.br/) e na página do FB




[1] Valor sujeito a variações conforme o ano no qual se encontrará o(a) estudante selecionado(a).