Pular para o conteúdo principal

Bolsa de Pesquisa 

Urbanismo e Direito à Cidade 

Orientação: Ana Fernandes 

PRORROGADO O PRAZO PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA AS VAGAS: 1. DISPUTA INTERNACIONAL DE IDEIAS SOBRE A CIDADE E O URBANISMO (02 bolsas) E 2. PLATAFORMA: CARACTERÍSTICAS URBANAS E URBANÍSTICAS COMO SUBSÍDIO PARA A ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE BAIRRO (01 bolsa).
Bolsa: R$ 400,00 (quatrocentos reais), 20h semanais. 

A PESQUISA: Estruturada em dois eixos de pesquisa, Eixo 1 – História do Urbanismo e Eixo 2 – Urbanismo Contemporâneo, os quais, embora apresentem abordagens temporais e metodológicas distintas, situam-se no mesmo campo temático. Esse campo, aqui definido como Urbanismo e Direito à Cidade, vasto nas possibilidades de tratamento, envolve a discussão sobre a cidade, formas de produção e reprodução social e também sobre o urbanismo enquanto disciplina que trata do planejamento e ação sobre a cidade, constituídos enquanto relações de poder e exercício da política. Maiores informações sobre a Pesquisa acesse www.lugarcomum.ufba.br

RESUMOS E PRÉ-REQUISITOS (POR VAGA): 

Eixo II – Urbanismo Contemporâneo 

VAGAS 01 e 02 - Disputa internacional de ideias sobre a cidade e o urbanismo 
Tutora: Liana Viveiros 

Atuação da UN-Habitat e as Diretrizes e Metas aplicáveis ao Brasil 
Este subprojeto trata da circulação internacional de ideias sobre a cidade e o urbanismo e se propõe a investigar relações e processos de produção de hegemonia e contra-hegemonia nesse campo, a partir da atuação de agências e agentes que operam a política urbana no plano internacional. Considerando que uma das principais agências com este perfil é a Organização das Nações Unidas (ONU) por meio da sua agência UN-Habitat são objetivos do estudante de graduação, com o desenvolvimento do plano de trabalho conhecer a estrutura, linhas e formas de atuação da agência e verificar a incorporação de diretrizes da política urbana brasileira. 

Os Programas da UN-Habitat desenvolvidos no Brasil 
No desenvolvimento do plano de trabalho serão estudados os programas operados pela com aplicação no Brasil, verificando-se a correspondência nas diretrizes, escopos e formas de operacionalização dos programas do Ministério das Cidades. Caberá ao estudante no desenvolvimento da pesquisa identificar correlações ou eventualmente aspectos dissonantes entre as diretrizes programáticas da UN-Habitat e os programas do governo brasileiro relacionados à política urbana. 

Pré-requisitos: Ser estudante de graduação em Arquitetura e Urbanismo, Ciências Sociais, Direito, Geografia ou BI em Humanidades e ter concluído o 4º semestre; ter interesse no campo do urbanismo; capacidade de organização e síntese; ter habilidade na utilização do Word e Excel. 

VAGA 03 - Plataforma: características urbanas e urbanísticas como subsídio para a elaboração de um Plano de Bairro 
Tutora: Ana Gabriela Soriano 

O presente Plano de Trabalho tem por objetivo a realização da primeira etapa para a elaboração do Plano de Bairro para Plataforma a partir das caracterizações urbanas e urbanísticas da localidade. Para tanto, será iniciada uma pesquisa a partir de levantamentos acerca dos aspectos históricos, sociais, econômicos, políticos, culturais e urbanos que servirão de subsídio para a elaboração do Plano de Bairro. Nesta perspectiva, o estudante terá como principais objetivos e resultados a serem alcançados: executar uma revisão bibliográfica existente sobre o tema a partir das experiências realizadas de Planos de Bairros, sistematizando as informações e participando de discussões sobre conceitos, metodologias e referenciais teóricos a serem utilizados; fazer um levantamento de dados junto a órgãos públicos, arquivos particulares, grupos de pesquisa e pesquisadores, entre outros, com o intuito de produzir um arcabouço de informações acerca do bairro; sistematizar as informações levantadas através de textos, quadros, tabelas, gráficos; produzir plantas, mapas temáticos e registros fotográficos para serem trabalhados e utilizados de base no processo de elaboração do Plano de Bairro. 

Pré-requisitos para a vaga: ser estudante de arquitetura e urbanismo preferencialmente a partir do 4º semestre; ter iniciativa e compromisso com o trabalho; ter capacidade de organização e síntese; ter habilidade na manipulação de softwares como: AutoCAD, CorelDRAW, Photoshop e programas correlacionados. 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

PROCESSO DE SELEÇÃO: Análise de Currículo, Histórico Escolar, Carta de Intenção (expectativas e em que pode contribuir com a pesquisa) e entrevista. No envio da inscrição, o estudante deverá indicar a vaga para a qual deseja se inscrever. 

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 12.05.2014 a 20.05.2014
Enviar Currículo, Histórico Escolar e Carta de Intenção (a carta com, no máximo, 2 parágrafos) para: lugarcomum.ufba@gmail.com 

DIVULGAÇÃO DOS PRÉ SELECIONADOS: 20.05.2014

ENTREVISTAS: 21.05.2014 (a partir de 9h)

Para a entrevista, levar trabalhos/estudos teóricos e práticos mais relevantes desenvolvidos. Local: Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo na Faculdade de Arquitetura da UFBA. Rua Caetano Moura, 121, Federação.