Pular para o conteúdo principal

Vazios Construídos: reciclagem de vazios construídos em áreas urbanas centrais. Uma tecnologia social aplicada ao caso de Salvador, Bahia (2014 - Atual)





Acesse nossa página no facebook

Descrição: Este trabalho, coordenado pelas professoas Ana Fernandes (UFBA) e Olivia de Oliveira (EPFL), tem como objetivo a elaboração de uma tática de ocupação e reciclagem dos vazios construídos, a ser desenvolvida construindo uma conjunção entre a pesquisa e a produção de conhecimento, a interação ativa com os moradores e a problematização da temática cidade-moradia-patrimônio como instrumento de política urbana concebido para o pleno desenvolvimento social, cultural e ambiental das cidades. Ele visa aliar a pesquisa de cunho acadêmico com o desenvolvimento de tecnologia social voltada para a busca do equacionamento do quadro da dispersão urbana e da sub-utilização da infra-estrutura já disponibilizada. Abrange como estudo de caso, a requalificação da zona costeira fronstispícia à Baía de Todos os Santos na Cidade Baixa, antigo centro comercial, portuário e industrial de Salvador, um espaço urbano único que possui bens com grande significado simbólico não apenas para a população local, mas também regional, nacional e internacional. Reconhece a necessidade de redinamização socialmente justa da cidade e o direito de moradia no centro. A proposta pretende responder aos princípios definidos pelo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Salvador: a função social da cidade; a função social da propriedade imobiliária urbana; o direito à cidade sustentável; a equidade social; a gestão democrática da cidade. Ela também responde às prioridades definidas no PDDU sobre o planejamento da política de habitação de interesse social, que busca reverter tendências indesejáveis de degradação de áreas consolidadas e infra-estruturadas bem como a ocupação dos vazios urbanos.

Situação: Em andamento;
Natureza: Pesquisa
Integrantes: Ana Maria Fernandes e Olivia Fernandes de Oliveira - Coordenadoras / Ana Gabriela Soriano - Integrante / Sergio Kopinski Eckerman - Integrante / Nayara Cristina Rosa Amorim - Integrante / Edosn Fernandes d'Oliveira Santos Neto - Integrante / Ceila Rosana Carneiro Cardoso - Integrante / José Fernando Marinho Minho - Integrante / Marcia Silva dos Reis - Integrante / Mayara Araújo - Integrante / Carolina Ferreira da Fonseca - Integrante.

Financiador(es): CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior - Outra.