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Presença/ausência negra no currículo do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFBA (2017 - )


Descrição: A ausência das camadas populares e da população negra durante décadas no curso de arquitetura e urbanismo gerou como consequência não apenas a impossibilidade de promover a formação em um contexto de diversidade, mas também implicou na construção e manutenção de uma estrutura curricular extremamente descompassada, tanto em sua orientação político-pedagógica quanto na elaboração de repertórios, temas, assuntos e conteúdo, os quais estão ausentes, quase sempre, menções ou teorizações nas quais a dimensão racial seja incorporada. A inserção dos estudantes pela política de cotas em cursos até então elitizados, como é o caso, embora entendida como essencial, não tem sido suficiente para tensionar os modos de conhecimento, ou provocar a desconstrução de antigas epistemologias historicamente consolidadas. Para romper o modo como a política da dominação se reproduz no contexto educacional é preciso construir práticas pedagógicas que se dediquem à questionar parcialidades, reavaliar paradigmas e movimentar-se para além das dimensões definidas pelo modelo segregador de acesso ao universo acadêmico. Para que a educação se realize como prática da liberdade (HOOKS, 2013) é preciso de um comprometimento ético-­político que possibilite novas experiências de aprendizagem. Isto posto, a pesquisa dedica-se a investigar alguns elementos balizadores da concepção do curso na FAUFBA, como currículo, ementas e planos de curso de disciplinas, com o intuito de mapear tanto a presença quanto a ausência das questões étnico-raciais nos documentos analisados.

Situação: em andamento
Natureza: Pesquisa (edital SANKOFA-PROAE UFBA 2017/2018)
Integrantes: Profª Gabriela Leandro Pereira - Coordenadora/ Jailton Barbosa (graduando em Arquitetura e Urbanismo - UFBA)/ Paula Milena Lima (graduanda em Arquitetura e Urbanismo - UFBA)